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Catégorie :Category: mViewer GX Creator App HP-Prime
Auteur Author: heroknight1
Type : Application
Page(s) : 4
Taille Size: 249.42 Ko KB
Mis en ligne Uploaded: 14/02/2020 - 16:00:06
Uploadeur Uploader: heroknight1 (Profil)
Téléchargements Downloads: 1
Visibilité Visibility: Archive publique
Shortlink : http://ti-pla.net/a2592296

Description 

Sistemas Elétricos
Componentes do Sistema de Potência
Subestações:

• de manobra: aquelas que dirigem o fluxo de energia entre os circuitos disponíveis;
• elevadoras: aquelas que aumentam o nível da tensão elétrica quando necessário;
• rebaixadoras: aquelas que reduzem o nível de tensão elétrica quando necessário;
• retificadoras: aquelas que mudam de corrente elétrica alternada para contínua;
• inversoras: aquelas que mudam a corrente elétrica de contínua para alternada;
• de controle de tensão: aquelas utilizadas para manter a tensão elétrica em níveis desejáveis e
• conversoras de frequência: aquelas que alteram os valores de frequência elétrica.


Componentes de Transmissão de Energia Elétrica

• Transporte da energia elétrica até os pontos de consumo;
• Utilização de equipamentos para sustentação da rede (postes de concreto, estruturas metálicas,
isoladores, acessórios metálicos etc.);
• Circuito de aterramento -> proteção dos equipamentos e pessoas contra correntes de fuga e
descarga atmosférica;
• Retorno da corrente elétrica para a subestação.

Condições:

• Para catenária (rede aérea):devem-se manter os condutores em posição determinada em relação
ao eixo da via permanente, para efetivação do contato entre os coletores de energia elétrica e o
condutor de energia elétrica;
• Para terceiro trilho:deve ser mantido a uma altura constante, acima da superfície de rolamento
dos trilhos, a fim de obter-se o contato ideal entre os coletores de energia elétrica do material rodante
e o condutor de energia elétrica;


Detalhes do terceiro Trilho:

• Redução da intrusão visual;
• Instalação mais barata;
• Podem ser utilizados em túneis com gabarito reduzido;
• É mais robusto e resistente a choques mecânicos;
• Acesso mais facilitado para a manutenção;
• Acesso fácil ao local energizado;
• Dificuldade para a passagem de nível;
• Contato ineficiente da sapata com o trilho >> folhas, neve etc..
Sistemas Eletrônicos
Estes têm a função de controlar o tráfego, fornecerem a comunicação dentro das ferrovias e é de
fundamental importância para a segurança do transporte. Se dividem em componentes de
Segurança e componentes de Telecomunicações.


Sistemas Eletrônicos – Sinalização


• Manter distância segura entre dois trens consecutivos, de modo que a parada do que vai à frente,
ainda possibilite a parada ou desvio do que vem atrás, sem causar um acidente;
• Evitar rotas conflitantes, isto é, trens não devem ter liberado o acesso a um mesmo trecho de via,
ao mesmo tempo, em sentidos inversos; e
• Proteger o trem, no que se refere à monitoração da velocidade máxima permitida, proporcionando
o acionamento automático dos freios em caso de ultrapassagem de tal velocidade.

Staff Eletromecânico

• Baseia- se no princípio de que um trem para circular num trecho de linha singela deve estar de
posse de uma permissão única e específica para o referido trecho. -> Bem antigo



Responsabilidades do Controle de Tráfego=>Visa a segurança e a regularidade dos trens.

• controlar o headway;
• rastrear e identificar a localização do trem;
• determinar ou desfazer rotas;
• bloquear rotas;
• restringir velocidade.


Controle Automático de Trens (Automatic Train Control - ATC):

Dispositivo instalado no trem que mostra informações do CCO, necessárias à operação correta e
segura do sistema. Pode ser integrado aos ATS, que são sistemas de tração e freio da locomotiva, uma
tecnologia que promove a supervisão da velocidade e das condições de sinalização da seção de
bloqueio.


Automatic Train Protection - ATP:

Mantém os trens a distância segura, pois em cada seção de bloqueio existe uma unidade de controle.


Automatic Train Supervision - ATS:

O ATS avalia a velocidade do trem em relação ao cumprimento da tabela de horários.

Automatic Train Supervision - ATO:

O ATO é a parte da operação ferroviária que relata o movimento, o momento de parada e saída da
estação. Ele é responsável por indicar onde o trem deve parar para que o trem completo esteja na
plataforma.
Sistemas Eletrônicos – Telecomunicação
É formada pelo conjunto de equipamentos destinados a suprir, de modo integrado, as facilidades
necessárias à transmissão de dados que compõem as comunicações operacionais, administrativas e de
manutenção, voltadas para a funcionalidade do sistema ferroviário.
As comunicações administrativas, de manutenção e de operação, geralmente são efetuadas pela
telefonia interna. Normalmente utilizam-se centrais de comutação, com tecnologia analógica e/ou
digital, interligadas por meios de transmissão com enlaces por rádio digital e/ou redes de cabos óticos
ou metálicos, possibilitando a comunicação entre os vários pontos da malha ferroviária.


Material Rodante
São os tipos de vagões e as frotas que usarão da via permanente para se deslocar:




Sistemas Civis

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94 octets bytes appslist.txt

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