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Auteur Author: joaofervedouro
Type : Application
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Visibilité Visibility: Archive publique
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Description 

SOCIEDADE UNIVERSITÁRIA REDENTOR
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIREDENTOR
GRADUAÇÃO EAD


Aluno(a): GABARITO Matrícula:

Disciplina: SANEAMENTO AMBIENTAL
Professor(a): AFONSO RANGEL GARCEZ DE AZEVEDO

Atividade: ATIVADADE PRÁTICA SUPERVISIONADA 1
Valor: 2,0 pontos Postagem: 15/09/2019
(APS 1)

1-
a) A geração do RSU, do tipo domestico, sofre uma grande variação de acordo com fatores
socioeconômicos do seu local de produção, uma determinada comunidade que apresenta um maior
poder aquisitivo tem uma tendência de gerar maiores volumes de resíduos do que uma população
menos abastada. Isso se deve ao elevado grau de industrialização do qual essas pessoas estão
submetidas, o que acarreta em elevado grau de consumo e por consequência maior acumulo de
lixo. Além da questão diretamente econômica, outras, como as culturais podem ser um importante
indicativo, como maior incidência de consumo de bebidas alcoólicas e hábitos alimentares, assim
como fatores climáticos, já que em temperaturas menores há uma tendência, de em alguns casos,
um aumento do consumo de alimentos. A realidade brasileira mostra em seus dados estatísticos
essa discrepância, enquanto regiões mais urbanizadas e desenvolvidas, como São Paulo apresentam
maiores taxas de geração per-capita de lixo do que regiões mais carentes, como Norte e Nordeste,
vale ressaltar que essa diferenciação não é só regional, observando-se também dentro de uma
própria cidade, onde dependendo do bairro avaliado há uma variação e tipologia do resíduo gerado.
Hoje o Brasil produz lixo em níveis compatíveis com países desenvolvidos, mas ainda faz seu
descarte de maneira pouco recomendada, se assemelhando com países mais pobres.


b) Os vazadouros a céu aberto, ou lixões, são locais onde o lixo é descarregado diretamente no solo.
Essa forma de descarte de resíduos é inadequada, uma vez que não há nenhuma proteção ao meio
ambiente e não existe garantia de que eles não causem danos à saúde das pessoas. Além disso,
esses depósitos irregulares de lixo acabam por ser utilizados como uma forma de obter renda pela
população carente, o que a expõe a diversos riscos. Os lixões, portanto, causam problemas
ambientais, de saúde pública e social. Podemos citar como principais problemas dos lixões:
• Contaminação do solo pelo chorume (líquido de cor escura proveniente da decomposição da
matéria orgânica presente no lixo);
• Contaminação das águas subterrâneas com a penetração no solo do chorume produzido pela
decomposição do lixo;
• Mau cheiro por causa da decomposição do lixo;
• Aumento dos casos de doenças, pois o lixo atrai ratos, baratas e moscas. Além disso, ainda pode
tornar-se criadouro de mosquitos vetores de enfermidades como a dengue;
• Aumento do número de incêndios causados pelos gases que foram gerados a partir da
decomposição dos resíduos depositados nos lixões.
Há ainda o problema social, uma vez que essa área pode ser frequentemente procurada para a
catação e venda de materiais para a reciclagem pela população pobre como o único meio de
conseguir dinheiro. Ao manipular o lixo, essas pessoas não utilizam itens de segurança e, por isso,
estão expostas a vários acidentes, como cortes com vidros quebrados e lascas de madeira, e à
contaminação por agentes encontrados nos lixos, como líquidos que vazam de pilhas, solventes,
herbicidas e metais pesados. Além disso, elas podem estar sujeitas a agentes patogênicos, ou seja,
causadores de doenças, como vírus e bactérias. Muitas pessoas podem ainda se alimentar dos
restos de comida presentes no lixo, o que pode provocar-lhes intoxicações alimentares.


c) A logística reversa é um dos instrumentos para aplicação da responsabilidade compartilhado pelo
ciclo de vida dos produtos. A PNRS define a logística reversa como um "instrumento de
desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e
meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para
reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final
ambientalmente adequada.”
Todo produtor rural brasileiro que faz uso de defensivos agrícolas (agrotóxicos) tem a obrigação de
devolver as embalagens vazias desses produtos nas unidades do Sistema Campo Limpo, como é
chamado o programa de logística reversa que funciona em todas as regiões do país. O volume
recebido pelo sistema é encaminhado para reciclagem e pode voltar à indústria em forma de novos
galões plásticos. Entregar as embalagens para terceiros ou mantê-las na propriedade após o
período de um ano da data que consta da nota fiscal de venda é crime e gera multa.
Para realizar a entrega da maneira correta, é preciso seguir algumas etapas. Após o uso dos
agrotóxicos, os produtores rurais precisam lavar as embalagens com o processo de tríplice lavagem
ou por lavagem sob pressão. Em seguida, as embalagens precisam ser inutilizadas. Após tomar essas
medidas, o produtor tem um ano para entregá-las nas unidades de recebimento. As embalagens
devem estar acompanhadas de suas tampas.
2-
a) O processo natural de recuperação de um corpo d’água que recebe lançamentos de esgoto é
chamado de autodepuração, que pode ocorrer por processos físicos, químicos e biológicos.
Podemos definir a autodepuração como um processo natural, no qual cargas poluidoras, de
origem orgânica, lançadas em um corpo d’água são neutralizadas, de acordo com von
Sperling (1996), a autodepuração pode ser entendida como um fenômeno ou processo de
sucessão ecológica, em que há o restabelecimento do equilíbrio no meio aquático, ou seja, a
busca pelo estágio inicial encontrado antes do lançamento de efluentes é realizada por
mecanismos essencialmente naturais. O aluno deverá indicar e explicar os estágios de
ocorrência em corpos hídricos, como: Zona de degradação, zona de decomposição ativa,
zona de recuperação e zona de águas limpas. Na zona de degradação inicia logo após o
lançamento de resíduos ou poluentes, ocorrendo à diminuição do consumo de oxigênio
(reduzindo a ação de bactérias aeróbias) e a decomposição de matéria orgânica. No entanto,
a densidade de bactérias ainda é alta, embora a diversidade microbiana diminua, resultando
em microrganismos mais resistentes aos poluentes que, em geral, são muitos ciliados e
poucos flagelados. Nesta zona, prevalecem no fundo condições anaeróbias, fazendo com
que ocorra a produção de gás sulfídrico, potencial gerador de mau odor. Já zona de
decomposição ativa, o ecossistema começa a se organizar, com o predomínio de micro-
organismos decompositores e como consequência, a qualidade da água esta no seu estado
mais deteriorado. Há também a mudança na coloração da água, fazendo com que a cor fique
mais acentuada e o deposito de lodo no fundo fica mais intenso, havendo a diminuição de
bactérias e aumento de protozoários. Já na zona de recuperação, a água volta a ficar mais
clara e com menos lodo no fundo. Há também o desenvolvimento de algas e diversificação
da cadeia alimentar, tendo assim introdução de oxigênio, aumentando os teores de oxigênio
dissolvido (OD). E na zona de águas limpas, temos o retorno das condições naturais ao rio,
com biodiversidade de espécies. No entanto, esse equilíbrio só será mantido se não houver
uma nova introdução de poluentes.


b) Os processos de tratamento de esgotos podem dar origem a diferentes tipos de lodo,
variando conforme as tecnologias empregadas, as etapas intermediárias do processo, a
alternativa de estabilização e o condicionamento do lodo.
Como o tipo de lodo é função do sistema de tratamento da fase líquida, quanto mais complexo for o
fluxograma de uma estação, maior será a variabilidade do lodo produzido. Abaixo seguem alguns
tipos que os discentes devem citar e explicar.
SOCIEDADE UNIVERSITÁRIA REDENTOR
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIREDENTOR
GRADUAÇÃO EAD


Aluno(a): GABARITO Matrícula:

Disciplina: SANEAMENTO AMBIENTAL
Professor(a): AFONSO RANGEL GARCEZ DE AZEVEDO

Atividade: ATIVADADE PRÁTICA SUPERVISIONADA 2
Valor: 2,0 pontos Postagem: 27/10/2019
(APS 2)
Objetivo da atividade:
Resolver problemas e questões teóricas relativas aos temas estudados nesta unidade.

Competências envolvidas:
Aplicação de conhecimentos teóricos, científicos e instrumentais à engenharia;
Leitura de artigos e reportagens cientifica;
Identificação de problemas de engenharia para posterior resolução;
Avaliação crítica de do panorama da drenagem urbana do Brasil;
Avaliação da problemática da instalação, operação e manutenção de estações elevatórias;
Comunicação eficiente nas formas escrita;
Atuação em equipes multidisciplinares;
Compreensão e aplicação da ética nas responsabilidades profissionais;
Avaliação do impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental.

Aulas de referência do c...

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