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09/03/2017




ESTRUTURAS METÁLICAS



PROF. JÚLIO CÉSAR LACERDA
PROF. JÚLIO CÉSAR LACERDA
AULA 1 - REVISÃO 1 – FEV/17




ESTRUTURAS METÁLICAS

HISTÓRIA DO AÇO
Desde a mais remota antigüidade, tem-se notícia do homem a utilizar-
se de artefatos de ferro. Iniciando-se pela descoberta do cobre, que
se mostrava demasiadamente dúctil – capaz de deformar-se sob a
ação de cargas -, o homem aprimorando as suas próprias realizações,
através do empreendimento de sua capacidade de pensar e de
realizar, estabeleceu os princípios da metalurgia.
 percussões (martelo),
 o fogo (fornalha),
 a água (têmpera),
 o ar (fole)
 os princípios da alavanca


PROF. JÚLIO CÉSAR LACERDA
AULA 1 - REVISÃO 1 – FEV/17




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09/03/2017




ESTRUTURAS METÁLICAS

HISTÓRIA DO AÇO

As técnicas de modelagem e de fusão vão se sofisticando quando
surge a primeira liga, o cobre arsênico, composto tão venenoso que
logo teria que ser substituído.
O passo seguinte foi a descoberta de que a adição ao cobre de
apenas pequena proporção de estanho, formava uma liga muito mais
dura e muito mais útil do que o cobre puro.
Era a descoberta do bronze, que possibilitou ao homem modelar uma
multidão de novos e melhores utensílios: vasos, serras, escudos,
machados, trombetas, sinos e outros.
Mais ou menos pelo mesmo período, o homem teria aprendido a
fundir o ouro, a prata e o chumbo.

PROF. JÚLIO CÉSAR LACERDA
AULA 1 - REVISÃO 1 – FEV/17




ESTRUTURAS METÁLICAS

HISTÓRIA DO AÇO


Todo o ferro primitivo seria hoje em dia classificado como ferro forjado.
O método para obtê-lo consistia em abrir um buraco em uma
encosta, forrá-lo com pedras, enchê-lo com minério de ferro e
madeira ou carvão vegetal e atear fogo ao combustível. Uma vez
queimado todo o combustível, era encontrada uma massa porosa,
pedregosa e brilhante entre as cinzas.
Essa massa era colhida e batida a martelo, o que tornava o ferro
compacto e expulsava as impurezas em uma chuva de fagulhas,. O
tarugo acabado, chamado ‘lupa’, tinha aproximadamente o
tamanho de uma batata doce.


PROF. JÚLIO CÉSAR LACERDA
AULA 1 - REVISÃO 1 – FEV/17




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ESTRUTURAS METÁLICAS

HISTÓRIA DO AÇO

Com o tempo, o homem aprendeu como tornar o fogo mais quente
soprando-o com um fole e a construir fornos permanente de tijolos, em
vez de meramente escavar um buraco no chão.
Dessa maneira, o aço daí resultante, era feito pela fusão do minério de
ferro com um grande excesso de carvão vegetal ou juntando ferro
maleável com carvão vegetal e cozinhando o conjunto durante vários
dias, até que o ferro absorvesse carvão suficiente para se transformar
em aço.
Como esse processo era dispendioso e incerto e os fundidores nada
sabiam da química do metal com que trabalhavam, o aço
permaneceu por muitos anos um metal escasso e dispendioso, e
somente tinha emprego em coisas de importância vital, como as
lâminas das espadas.
PROF. JÚLIO CÉSAR LACERDA
AULA 1 - REVISÃO 1 – FEV/17




ESTRUTURAS METÁLICAS

HISTÓRIA DO AÇO

Essa evolução é acompanhada por grandes progressos técnicos,
especialmente no que se refere aos transportes marítimos e, um
impulso semelhante se observa no progresso da metalurgia.
A força hidráulica foi aplicada aos foles das forjas, assim obtendo uma
temperatura mais elevada e regular, e com a carburação mais ativa
deu-se a fundição, correndo na base do forno o ferro fundido
susceptível de fornecer peças moldadas.
O forno, que a partir de então se pôde ampliar, transformou-se em
forno de fole e, em seguida, em alto-forno.
O rápido desenvolvimento dos métodos de refinação e de trabalho
do ferro abriu caminho a novas utilizações do metal e à construção de
máquinas industriais e, por consequência, à produção, em
quantidade, de objetos metálicos de uso geral.
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ESTRUTURAS METÁLICAS

HISTÓRIA DO AÇO

A expansão da Revolução Industrial modificou totalmente a
metalurgia e o mundo. O uso de máquinas a vapor para injeção de ar
no alto-forno, laminares, tornos mecânicos e o aumento da produção,
transformaram o ferro e o aço no mais importante material de
construção. Em 1779, construiu-se a primeira ponte de ferro, em
Coalbrookdale, na Inglaterra; em 1787 (31 metros de vão em ferro
fundido).




Coalbrookdale
Inglaterra PROF. JÚLIO CÉSAR LACERDA
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ESTRUTURAS METÁLICAS

HISTÓRIA DO AÇO
As ferrovias, certamente foram o maior contributo à expansão das
atividades da metalurgia e, no ano de 1830, entra em operação a
ferrovia Liverpool-Manchester.
No auge da atividade da construção ferroviária, por volta de 1847,
estava em andamento a execução de cerca de dez mil quilômetros
de ferrovias.
Outros país que se destacou foi os Estados Unidos que, na década de
1870, construiu cinquenta e uma mil milhas de estradas de ferro, o que
representava, na época, tanto quanto se havia construído no restante
do mundo.




PROF. JÚLIO CÉSAR LACERDA
AULA 1 - REVISÃO 1 – FEV/17




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HISTÓRIA DO AÇO

OBRAS NOTÁVEIS NO MUNDO




Coalbrookdale Britania Bridge
Inglaterra - 1787 Inglaterra
2 vãos centrais de 140 metros




Brooklin Bridge
Nova Iorque - 1883
486 metros de vão livre PROF. JÚLIO CÉSAR LACERDA
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HISTÓRIA DO AÇO

OBRAS NOTÁVEIS NO MUNDO




Golden Gate Bridge
Torre Eiffel Empire State Building São Francisco - 1937
Paris – 1889 Nova Iorque - 1933 1280 metros de vão livre
312 metros de altura 380 metros de altura
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HISTÓRIA DO AÇO

OBRAS NOTÁVEIS NO MUNDO




World Trade Center
Nova Iorque – 1972 Hotel Burj Al Arab
410 metros de altura Abu Dhabi - 1999
321 metros de altura
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HISTÓRIA DO AÇO

OBRAS NOTÁVEIS NO MUNDO
• A área de telhado total da Ferrari World Abu Dhabi de 200.000
m² usa alumínio suficiente para cobrir 16.750 Ferraris.
• O logotipo da Ferrari no telhado, o maior já criado, mede 65
metros de comprimento e cobre uma área de 3000 m², cerca
de pelo menos 7 quadras de basquete.
• O Empire State Build...

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