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Catégorie :Category: mViewer GX Creator App HP-Prime
Auteur Author: delioabatista
Type : Application
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Visibilité Visibility: Archive publique
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Description 

1. Defina Engenharia de Tráfego.
Engenharia de Tráfego é a parte da Engenharia que trata do planejamento do tráfego e do projeto e operação
das vias públicas e de suas áreas adjacentes, bem como do seu uso para fins de transportes, sob o ponto de
vista da segurança, conveniência e da economia.

2. Qual o principal objetivo da Engenharia de Tráfego?
O principal objetivo (função) da Engenharia de Tráfego é fazer com que o trânsito de pedestres e veículos seja
realizado com Racionalidade, ou seja, com Segurança, Fluidez e Comodidade.

3. Comente sobre a importância dos “3 Es” para que se tenha um trânsito racional.
EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: Conhecimento, treinamento e conscientização. ESFORÇO LEGAL: Legislação,
Gestão Legal (Fiscalização e Punição) e Documentação de Acidentes.
ENGENHARIA: Viária, de Tráfego, Automotiva e Eletrônica.

4. Comente sobre as atividades do Engenheiro de tráfego.
Elaboração de projetos de sinalização: Sinalização Vertical Sinalização Horizontal Sinalização Semafórica
Sinalização Auxiliar (cones, tachões, sonorizadores), incluindo manutenção.
Planejamento e organização do trânsito: Estudo da circulação e estacionamento; Hierarquização das vias;
Modificações no sistema viário; Integração com o sistema de transporte coletivo; Estudo dos impactos de
grandes empreendimentos no sistema viário (Polos Geradores de Tráfego).
Planejamento da Operação do Trânsito: Programação Semafórica; Desobstrução rápida de vias; coordenar
atividades de fiscalização; Esquemas especiais de operação para apoio de grandes eventos.

5. Quais são as três principais áreas componentes do Esforço Legal? Comente sobre cada uma delas.
 Legislação: A Constituição Federal, o CTB, as resoluções do CONTRAN e portarias do DENATRAN
legislam sobre o trânsito no país. A legislação deve se manter atualizada à luz de novas experiências e
de pesquisas realizadas (Legislação Viva).
 Gestão Legal: tem o objetivo de fazer o cidadão cumprir as normas legais. Cada infração corresponde
a um comportamento indesejável, tanto no que diz respeito às regras gerais como àquelas impostas
pela sinalização. O objetivo final é, portanto, melhorar a qualidade de vida, através da inibição da
prática de infrações que prejudicam a segurança, a comodidade e a fluidez do tráfego.
 Documentação dos acidentes: Visa criar um banco de dados confiável sobre os acidentes de trânsito,
embasando a definição das intervenções de engenharia de tráfego a serem feitas em vias e/ou
intersecções.

6. Quais são as três principais áreas componentes da educação para o trânsito? Comente sobre cada uma
delas.
 Ensino na Escola: Como o trânsito faz parte do dia-a-dia de todos, é de fundamental importância a
abordagem da educação para o trânsito nas escolas. Abordagem teórica / Cidade Mirim.
 Formação de Condutores: Cursos teóricos de Legislação de Trânsito / direção defensiva / noções de
primeiros socorros / noções de proteção ao meio ambiente e convívio social no trânsito / noções sobre
o funcionamento dos veículos / curso prático de direção veicular.
 Campanhas Educativas: Visando conscientização da população. São obrigatórias por lei.

7. Quais os objetivos do planejamento dos sistemas viário de trânsito.
Segurança no deslocamento de veículos e pedestres; Fluidez no movimento de veículos e pedestres;
Comodidade no movimento de veículos e pedestres; Disponibilidade de Estacionamento para veículos;
Comodidade para os usuários de transporte coletivo, durante a espera nos pontos; Priorização do Transporte
Coletivo.

8. Quais são as Principais funções das vias em um ambiente urbano?
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Deslocamentos de longa distância; Ligação entre os bairros; Circulação nos bairros; Acesso aos lotes.

9. Descreva sobre os tipos de vias.
 Expressas (ou de trânsito rápido) – aquela caracterizada por acessos especiais com trânsito livre, sem
intersecções em nível, sem acessibilidade direta aos lotes lindeiros e sem travessia de pedestres em
nível. (80 km/h)
 Arteriais - aquela caracterizada por intersecções em nível, geralmente controlada por semáforo, com
acessibilidade aos lotes lindeiros e às vias secundárias e locais, possibilitando o trânsito entre as
regiões da cidade. (60 km/h)
 Coletoras – aquela destinada a coletar e distribuir o trânsito que tenha necessidade de entrar ou sair
das vias de trânsito rápido ou arteriais, possibilitando o trânsito dentro das regiões da cidade. (40
Km/h)
 Locais – aquela caracterizada por intersecções em nível não semaforizadas, destinada apenas ao
acesso local ou a áreas restritas. (30 Km/h)

10. Defina sinalização de trânsito.
Conjunto de sinais de trânsito e dispositivos de segurança colocados na via pública com o objetivo de garantir
sua utilização adequada, possibilitando melhor fluidez no trânsito e maior segurança dos veículos e pedestres
que nela circulam.

11. Defina sinalização vertical e descreva sobre a sinalização vertical de regulamentação.
Subsistema da sinalização viária, que utiliza sinais apostos sobre placas fixadas na posição vertical transmitindo
mensagens mediante símbolos e/ou legendas legalmente instituídas.
A Sinalização Vertical de Regulamentação tem por finalidade transmitir aos usuários as condições, proibições,
obrigações ou restrições no uso das vias urbanas e rurais. Assim, o desrespeito aos sinais de regulamentação
constitui infrações, previstas no capítulo XV do Código de Trânsito Brasileiro - CTB.

12. Com base no Manual Brasileiro de Sinalização Vertical de Regulamentação, faça um apanhado da utilização
das placas R-6a, R-6b e R-6c.
 R-6a — Proibido estacionar: Informa ao condutor que é proibido o estacionamento de veículos.
 R-6b — Estacionamento regulamentado: Informa ao condutor que é permitido o estacionamento de
veículos.
 R-6c — Proibido parar e estacionar: Informa ao condutor que é proibido a parada e o estacionamento
de veículos.
13. Defina sinalização vertical e sua finalidade.
A Sinalização Horizontal é um subsistema da sinalização viária composta de marcas, símbolos e legendas
apostos sobre o pavimento da pista de rolamento. Tem a finalidade de fornecer informações que permitam
aos usuários das vias adotarem comportamentos adequados, de modo a aumentar a segurança e fluidez do
trânsito, ordenar o fluxo de tráfego, canalizar e orientar os usuários da via.

14. Quais as vantagens e desvantagens do uso da sinalização vertical?
Vantagens: Informa sem que o condutor desvie o olhar da pista; Melhor aproveitamento do espaço viário.
Desvantagens: Durabilidade limitada; Má visibilidade em pista molhada ou suja e sob fluxo saturado.
Descreva sobre os padrões de forma da sinalização vertical.
Padrão Contínuo – corresponde às linhas sem interrupção, aplicadas em trecho específico da via.
Padrão Tracejado ou Seccionado – corresponde às linhas interrompidas, aplicadas em cadência, utilizando
espaçamentos com extensão igual ou maior que o traço.
Setas, Símbolos ou Legendas – correspondem às informações representadas em forma de desenho ou
inscritas, aplicadas no pavimento, indicando uma situação ou complementando a sinalização vertical
existente.

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15. Descreva sobre os padrões de cores da sinalização vertical.
Amarela: Separar Movimentos veiculares de fluxos de sentidos opostos; Regulamentar ultrapassagem e
deslocamento lateral Proibido; Delimitar espaços proibidos para estacionamento ou parada; Demarcar
obstáculos transversais à pista.
BRANCA: 1 – Separar movimentos veiculares de mesmo sentido. 2 – Delimitar áreas de circulação. 3 – Delimitar
trechos de pistas, destinados ao estacionamento regulamentado de veículos em condições especiais; 4 –
Regulamentar faixas de travessias de pedestres. 5 – Regulamentar linha de transposição e ultrapassagem. 6 –
Demarcar linha de retenção e linha “Dê a preferência” 7 – Inscrever setas, símbolos e legendas
VERMELHO: 1 – Demarcar Ciclovias e ciclofaixas 2 – Inscrever símbolo (cruz)
AZUL e PRETO: Azul – Símbolo para Portadores de Necessidades Especiais; Preta – Contraste com pavimento
de concreto

16. Descreva sobre a classificação
MARCAS LONGITUDINAIS Separam e ordenam as correntes de tráfego.
MARCAS TRANSVERSAIS Ordenam os deslocamentos frontais dos veículos e disciplinam o deslocamento dos
pedestres.
MARCAS DE CANALIZAÇÃO Orientam os fluxos de tráfego em uma via.
MARCAS DE DELIMITAÇÃO E CONTROLE DE PARADA / ESTACIONAMENTO Delimitam e propiciam o controle
das áreas onde é proibido ou regulamentado o estacionamento e/ou parada de veículos na via.
INSCRIÇÕES NO PAVIMENTO Melhoram a percepção do condutor quanto às características de utilização da
via.




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