π
<-
Chat plein-écran
[^]

ricardo2


Hiérarchie des fichiers

 Téléchargements
 Fichiers créés en ligne(38944)
 HP-Prime(11090)

 mViewer GX Creator App(10323)

DownloadTélécharger


LicenceLicense : Non spécifiée / IncluseUnspecified / Included

 TéléchargerDownload

Actions



Vote :

ScreenshotAperçu


Informations

Catégorie :Category: mViewer GX Creator App HP-Prime
Auteur Author: tjclimaco@hotmail.com
Type : Application
Page(s) : 49
Taille Size: 2.43 Mo MB
Mis en ligne Uploaded: 07/06/2018 - 00:43:16
Uploadeur Uploader: tjclimaco@hotmail.com (Profil)
Téléchargements Downloads: 17
Visibilité Visibility: Archive publique
Shortlink : http://ti-pla.net/a1551777

Description 

ENGENHARIA DE
TRANSPORTES
AULA 3

ESPECIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE
VEÍCULOS
Prof. Antonio Ferreira
1 - Descrição de técnicas e
procedimentos inerentes à
especificação de veículos
1.1 – O caminhão de transporte
• A importância que o caminhão adquiriu como meio de
transporte é um dos fenômenos de maior significado em
nossos dias. 4%
Rodoviário
13%
Ferroviário

Aquaviário

24% Dutoviário e
59% Aéreo
• Tal desenvolvimento levou a uma diversificação muito grande
nos modelos ofertados, que atualmente superam a marca das
200 opções, distribuídos nas diversas categorias de veículos
para o transporte de cargas.

• Assim, a exemplo das demais modalidades, a escolha dos
equipamentos a serem utilizados deve ser baseada em
modelos de análise, de forma a se entender exatamente qual é
o veículo ideal para atender a determinada necessidade de
transporte.

• Sem dúvida, existe uma alternativa certa para cada
necessidade ou problema de transporte, que pode variar de
acordo com o tipo de carga, densidade, perecibilidade,
inflamabilidade, entre outros aspectos, os quais vão dar clareza
ideal do tipo de veículo para se realizar o transporte.
1.2 - A escolha correta de equipamentos

• Com base em material publicado pela Mercedes-Benz (1988),
um conjunto de procedimentos que podem ser seguidos para a
escolha correta de equipamentos.

• Algumas etapas devem ser vencidas, até se chegar a uma
solução. E são elas:

• A. O problema;
• B. Alternativas;
• C. Avaliação;
• D. A escolha.
A. O problema

• É uma etapa muito importante, pois é preciso definir e
caracterizar detalhadamente o problema.

• Os dados a serem levantados dizem respeito às características
da carga, do transporte e das rotas, conforme segue:
- Tipo (sólida, granel, sacaria, etc.);

- Peso específico (kg/m³) ou unitário;
A.1 – Características
- Volume (m³);
das cargas
- Fragilidade;

- Tipo de embalagem;

- Limite de empilhamento;

- Possibilidade de unitização;

- Temperatura de conservação;

- Nível de umidade admissível;

- Prazo de validade;

- Legislação.
- Identificação dos pontos de origem e destino;

A.2 – Características - Determinação da demanda e frequência de
do transporte abastecimento/atendimento;

- Sistemas de carga e descarga
(identificação/compatibilização);

- Horários de funcionamento dos locais de origem e
destino;

- Dias úteis disponíveis por mês;

- Tempo de carga e descarga (espera, pesagem,
conferência e emissão de documentos).
- Distância entre os pontos de origem e destino;
A.3 – Características
- Tipo de estrada (pavimento e trânsito);
Das rotas
- Topografia (rampa máxima e altitude);

- Pesos máximos permitidos em pontes e viadutos;

- Legislação de trânsito (federal, estadual, municipal e
interestadual);

- Distância máxima entre os pontos de abastecimento,
assistência técnica, etc.
B. Alternativas

• Nessa fase, devem ser estudadas as alternativas de solução.

• Os dados a serem determinados dizem respeito às
características técnicas necessárias ao veículo, e então é feito o
dimensionamento da frota.

• Portanto, os profissionais que propuserem as alternativas
devem ter um bom conhecimento técnico.

• Alguns dos principais itens a serem levantados são:
- Relação potência/peso; - Círculo de viragem;

- Torque; - Tipo de suspensão;

- Tipo de tração; - Autonomia (combustível);

- Relação de transmissão; - Sistema de freios;

- Tipo de pneumático; - Componentes especiais (filtros,
regulador barométrico, tomada de
- Motor turboalimentado ou não; força);

- Manobrabilidade; - Tipo e dimensões da carroçaria;

- Tipo de cabine (simples ou leito); - Equipamentos auxiliares para carga e
descarga;
- Tipo de composição (simples,
articulada ou combinada); - Revestimentos especiais da carroçaria;

- Capacidade de subida de rampa; - Dispositivos especiais relativos à carga
(equipamentos de refrigeração,
- Peso bruto total; motobomba, dispositivos de amarração
e fixação da carga).
- Carga líquida;
C. Avaliação

• Nessa etapa, os principais fatores a serem considerados e
analisados são: investimento inicial, custos de operação e
aspectos técnicos.



C.1 - Investimento inicial

• Quando os fatores estudados não são considerados, a opção de
compra recai sempre sobre o equipamento de menor custo
unitário.
• Sob o ponto de vista de investimento inicial, a análise correta
deve levar em conta:

- O número de equipamentos necessários (n);

- O custo unitário inicial do equipamento (c);

- A vida útil do equipamento (v);

- As condições de financiamento oferecidas (f);

- Os custos de operação do equipamento (Ctt).
C.2 - Aspectos técnicos

• Para escolher os equipamentos, devem ser levados em conta
diversos aspectos técnicos, além do investimento e do custo de
operação. Entre eles, estão:
 Compatibilidade com carga de retorno;  Possibilidade de padronização da frota;

 Versatilidade da frota;  Vida útil historicamente comprovada;

 Quantidade e nível da capacitação de mão
 Qualidade e disponibilidade de assistência
de obra necessário para manutenção e
técnica;
operação;
 Compatibilidade do ferramental  Compatibilidade do nível da mão de obra
necessário com o já existente (se for o existente com a tecnologia dos
caso); equipamentos a serem adquiridos;

 Intercambialidade de peças e  Treinamento e literatura técnica oferecidos
componentes; pelos fabricantes;

 Disponibilidade de peças de reposição;  Assessoria prestado pelos fornecedores.
D. A Escolha

• Nessa etapa, devem ser feitas a comparação e a escolha entre
as alternativas.

• A comparação econômica será feita com base nos
investimentos necessários para as diversas alternativas e os
respectivos custos mensais de operação.

• Para o empresário, interessam soluções em longo prazo, e a
escolha recairá na alternativa mais econômica ou naquela que
proporciona maior lucro.

• Quando da comparação de duas alternativas, podem-se
encontrar as seguintes situações:
• As alternativas são idênticas quanto ao investimento na frota e
ao custo mensal de operação da frota. Nesse caso, muito difícil
de ocorrer na prática, a escolhe dependerá somente das
vantagens e desvantagens técnicas de cada alternativa.

• As alternativas são idênticas quanto ao investimento na frota,
mas diferentes quanto ao custo operacional mensal da frota.
Nesse caso, a melhor alternativa é a de menor custo mensal da
frota, se não houver outras vantagens de caráter técnico ou
subjetivo.

• As alternativas são diferentes quanto ao investimento na frota,
mas idênticas quanto ao custo operacional mensal da frota.
Nesse caso, a melhor alternativa é a de menor investimento,
se não houver outras vantagens de caráter subjetivo.
• As alternativas são diferentes quanto ao investimento na frota
e quanto ao custo mensal da frota. Nesse caso, duas situações
podem ocorrer:

• Se uma alternativa tem o investimento e os custos
operacionais menores que a da outra, é claro que a escolhe
ficará na alternativa mais econômica.

• Se, contudo, uma alternativa tem um investimento maior
na frota e um custo operacional mensal menor, é preciso
fazer uma análise para saber em quanto tempo o
investimento adicional nessa alternativa retornará com a
economia de custos proporcionada. Sem dúvida, se o
investimento não retornar no período pretendido de
utilização dos veículos, a escolha ficará com a alternativa de
menor investimento na frota.
1.3 - O transporte coletivo por ônibus – Escolha do
modelo

• Considerando os aspectos utilização e capacidade, são quatro
essenciais modelos disponíveis:

 Micro-ônibus/Lotação;
 Ônibus convencional;
 Ônibus de grande porte (articulado);
 Ônibus rodoviário.
2 – Descrição de métodos e
sistemáticas de avaliação de
desempenho dos veículos
2.1 – Estudos das principais variáveis e indicadores
para cami...

Archive contentsContenu de l'archive

Action(s) SizeTaille FileFichier
3.06 Ko KB readme.txt
3.65 Ko KB lisezmoi.txt
1.17 Ko KB ricardo2.hpprgm
931.14 Ko KB ricardo2 01_20.hpappdir.zip
1.03 Mo MB ricardo2 21_40.hpappdir.zip
505.62 Ko KB ricardo2 41_49.hpappdir.zip
234 octets bytes appslist.txt

Pub / Ads

-
Rechercher
-
Social TI-Planet
-
Sujets à la une
Comparaisons des meilleurs prix pour acheter sa calculatrice !
Aidez la communauté à documenter les révisions matérielles en listant vos calculatrices graphiques !
Phi NumWorks jailbreak
123
-
Faire un don / Premium
Pour plus de concours, de lots, de tests, nous aider à payer le serveur et les domaines...
Faire un don
Découvrez les avantages d'un compte donateur !
JoinRejoignez the donors and/or premium!les donateurs et/ou premium !


Partenaires et pub
Notre partenaire Jarrety Calculatrices à acheter chez Calcuso
-
Stats.
1390 utilisateurs:
>1322 invités
>63 membres
>5 robots
Record simultané (sur 6 mois):
6892 utilisateurs (le 07/06/2017)
-
Autres sites intéressants
Texas Instruments Education
Global | France
 (English / Français)
Banque de programmes TI
ticalc.org
 (English)
La communauté TI-82
tout82.free.fr
 (Français)